segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

                    A QUEM PERTENCEMOS?

 Neste tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros; levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos. Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo (Mt 24:1a13). 
 “E DISSE aos discípulos: É impossível que não venham escândalos, mas ai daquele por quem vierem! Melhor lhe fora que lhe pusessem ao pescoço uma mó de atafona, e fosse lançado ao mar, do que fazer tropeçar um destes pequenos”. Lucas 17:1-2 

       A palavra "escandalizar", de Lucas 17:1, vem do grego skandalon, (de onde se derivou a palavra portuguesa escândalo) que originalmente se referia à parte da armadilha onde se colocava a isca. Dessa forma, a palavra significa montar um armadilha no caminho de alguém! Escândalo - é todo ensino, palavra, obra ou omissão que incita o outro a pecar. 
      Quando os setenta (70 há) tradutores do Velho Testamento para a língua grega (a Septuaginta), por ordem e encomenda de Ptolomeu II, encontraram um termo hebraico que se referia ao comportamento que levava a uma "queda" moral - o que não tinha exata tradução - socorreram-se da palavra grega clássica skandalon, "obstáculo", algo que causava um tropeço. Uma pedra no meio do caminho, por exemplo, era skandalon. Fossem paisagens tropicais, skandalon podia ser uma simples casca de banana.
       Primeiro, devemos perguntar: "Quem são estes muitos?” São os crentes ou a sociedade em geral? Encontramos a resposta conforme continuamos a leitura: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos". A palavra grega para amor neste versículo é ÁGAPE.
       Há várias palavras gregas para amor ,no Novo Testamento, mas as duas mais comuns são ágape e phileo. 
                  • PHILEO- define o amor que existe entre amigos. É um amor afetuoso que é condicional. Phileo diz: "Você coça minhas costas e eu as suas" ou: "Você me trata bem e eu a você".                            • ÁGAPE -  é o amor que Deus derrama no coração de seus filhos. É o amor que Jesus nos dá livremente. Ele é incondicional. Não é baseado em desempenho e não é dado em troca de algo. É um amor dadivoso, mesmo quando rejeitado. Sem Deus só podemos amar com amor egoísta - o que não pode ser dado se não for recebido ou retribuído. O amor ágape, porém, independe de resposta. 
                              • Esse ágape é o amor que Jesus derramou quando perdoou na cruz. Dessa forma, os "muitos" a quem Jesus se refere são os crentes cujo ágape esfriou. Andamos num amor egoísta que facilmente nos desaponta quando nossas expectativas não são preenchidas. Se tenho expectativas em relação a certas pessoas, elas podem desapontar-me. “Construímos muros, quando somos feridos, para salvaguardar nosso coração e prevenir futuras feridas. Tornamo-nos seletivos, barrando a entrada de todos os que nos feriram. Selecionamos todos os que nos devem algo. Negamos-lhes o acesso até que nos paguem tudo o que devem. Abrimos nossa vida só àqueles que acreditamos estarem do nosso lado. Freqüentemente, essas pessoas que estão "do nosso lado" estão ofendidas também. Dessa forma, em vez de ajudar, colocamos pedras adicionais em nossos muros. Sem sabermos exatamente como aconteceu, esses muros se tornam prisões. A essa altura, não apenas tomamos precaução em relação àqueles que entram, mas também, aterrorizados, não nos aventuramos a sair da fortaleza. O crente ofendido se concentra no seu próprio interior e se torna introspectivo. Guardamos nossos direitos e relacionamentos pessoais cuidadosamente. Nossa energia é consumida enquanto cuidamos de que nenhuma outra ferida futura ocorra. Se não nos arriscamos ser machucados, não podemos também dar amor incondicional. O amor incondicional dá aos outros o direito de nos machucar. O amor não procura seu próprio interesse, mas as pessoas machucadas se tornam mais e mais introspectivas e retraídas. Nesse ambiente, o amor de Deus se torna frio”.
             Um exemplo natural é os dois mares na Terra Santa. O mar da Galiléia, liberalmente dá e recebe água. Ele tem abundância de vida, alimentando diferentes espécies de peixes e plantas. A água do mar da Galiléia é levada pelas de um Rio Jordão até o Mar Morto. O Mar Morto apenas recebe água e não a doa. Não há vida vegetal ou animal nele. As águas vivas do mar da Galiléia se tornam mortas quando misturadas às do Mar Morto.
               • A vida não consegue ser sustentada se for retida: ela deve ser dada livremente. Dessa forma o crente ofendido, escandalizado é aquele que recebe vida e por causa do medo, não consegue liberá-la.
             • Paulo descreve estes muros como fortalezas
  “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo (2 Co 10:4,5).
            • Quando filtramos tudo através de feridas passadas, rejeições e experiências ruins, achamos muito difícil acreditar em Deus. “Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros’. (Mt 24:10. 1. A ofensa leva à traição, e a traição leva ao ódio.
           • Uma traição no Reino de Deus acontece quando um crente procura seu próprio interesse e proteção à custa de outro crente. Trair alguém é o maior exemplo de abandono da Aliança.
          • Quando escandalizamos traímos o próprio cristo, deixamos de pregar o evangelho e pregamos o anti-evangelho.
          • Trair o Filho de Deus. . A traição leva ao ódio com sérias conseqüências.
  “Qualquer que odeia a seu irmão é homicida. E vós sabeis que nenhum homicida tem a vida eterna permanecendo nele”. I João 3:15

                 SERÁ QUE NOS ESQUECEMOS DAS PALAVRAS DE JESUS?

 Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem (Mt 5:44).

 “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. Filipenses 2:3

 A quem pertencemos neste mundo à geração dos salvos e remidos ou da geração dos opressores, malignos que colocam uma pedra de tropeço no caminho dos irmãos e nem vão para céu e nem deixa quem quer ir. você tem a escolha hoje para decidir a quem pertencerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário