domingo, 30 de setembro de 2018

Série: Eternidade com Cristo - “Levar o vitupério de Cristo ou vituperar Cristo’.


 Saiamos, pois, a ele fora do arraial, LEVANDO O SEU VITUPÉRIO. Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura. Portanto, ofereçamos sempre por ele a Deus sacrifício de louvor, isto é, o fruto dos lábios que confessam o seu nome”.   Hebreus 13:13-15

  • ·         Vitupério vem do Latim “vituperiu“, e o ato de vituperar significa insultar, censurar, caluniar, difamar ou expor alguém ao insulto, ou a vergonha pública. 
  • ·         O significado Bíblico seria o mesmo - indica o desprezo, a rejeição e a irreverência total em relação a Deus ou às coisas sagradas.


Já sabemos o que significa vitupério, precisamos compreender o sentido de “fora do arraial”.

  • ·         Sair fora do arraial é sair do sistema religioso, das regras dos homens.
  • ·         Sair do arraial é sair da rotina e está a só com Deus. A comunhão com Deus.
  • ·         Sair fora do arraial  renunciar o  mundo e todos os seus prazeres.


1.    Moisés passou pela experiência da saída do arraial, dos prazeres, da vida fácil e morta no pecado.

“Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei. Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó, Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado; Tendo por maiores riquezas o VITUPÉRIO DE CRISTO do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa’. Hebreus 11:23-26

2.    Moisés passou pela experiência da saída do arraial, da religiosidade, da rotina do serviço ao Senhor.

“E tomou Moisés a tenda, e a estendeu para si fora do arraial, desviada longe do arraial, e chamou-lhe a tenda da congregação. E aconteceu que todo aquele que buscava o SENHOR saía à tenda da congregação, que estava fora do arraial.” Êxodo 33:7.

  • Moisés morreu e não entrou na terra prometida, mas teve o encontro com o filho de Deus, e garantiu seu lugar na cidade permanente.


Seis dias depois, tomou Jesus consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, seu irmão, e os conduziu em particular a um alto monte, E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele”. Mateus 17:1-3


Moisés passou pela experiência de sofre o vitupério de Cristo.  Hoje temos está escolha:

1.    Ou levamos o vitupério de cristo:

              “Saiamos, pois, a ele fora do arraial, levando o seu vitupério.” (Hebreus 13:13)
2.    Ou vamos vituperar a Cristo.  

Porque é impossível que os que já uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram participantes do Espírito Santo, E provaram a boa palavra de Deus, e as virtudes do século futuro, E recaíram, sejam outra vez renovados para arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus, e o expõem ao vitupério’. Hebreus 6:4-6

Hoje temos uma decisão:  a salvação é de graça, sem merecimento nosso, somos atraídos por Deus, pois somos moralmente maus. Agora andar em santidade, requer esforço e dedicação pelo Espirito de Deus.

“Se pelo nome de Cristo sois vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus; quanto a eles, é ele, sim, blasfemado, mas quanto a vós, é glorificado.” (1 Pedro 4:14)

  • Qual sua decisão? 


Nenhum comentário:

Postar um comentário