segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO


Os olhos do Senhor estão sobre os justos, e os seus ouvidos estão atentos a sua oração.1 Pedro 3:12

Orar é conversar com Deus. E aproximar-se daquele que você ama e passar tempo com ele. É buscá-lo primeiro, tocá-lo, passar a conhecê-lo melhor, estar com ele e esperar em sua presença. É reconhecê-lo como a fonte de poder da qual você pode depender.
A Bíblia revela-nos a qualidade básica da oração: "Quem dele [de Deus] se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam" (Hebreus 11:6).


                                                                              A ORAÇÃO DE CONFISSÃO
Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, e tu perdoaste a culpa do meu pecado — Salmo 32:5

1º. A ORAÇÃO DE CONFISSÃO

·         Pecado é um antigo termo usado no arco e flecha que significa errar o alvo. Qualquer coisa que não seja o centro fixo é pecado.

·         Quando não é confessado, o pecado torna-se um tumor sutil — enrolando seus tentáculos em volta de cada parte de nosso ser até ficarmos paralisados. A agonia de seu peso é descrita com precisão na Bíblia pelo rei Davi:

 Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, O meu corpo definhava de tanto gemer. Pois dia e noite a tua mão pesava sobre mim; Minhas forças foram-se esgotando como em tempo de seca. Então reconheci diante de ti o meu pecado. E não encobri as minhas culpas. Eu disse: Confessarei as minhas transgressões ao SENHOR, E tu perdoaste a culpa do meu pecado. (Salmo 32:3-5)

·         Quando o pecado não é confessado, uma parede levanta-se entre você e Deus. Mesmo que você deixe de praticá-lo, se esse pecado não foi confessado diante do Senhor, ele ainda pesará sobre você, arrastando-o de volta para o passado que você está tentando deixar para trás.

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO E ARREPENDIMENTO

              Para que a confissão tenha efeito, ela deve ser feita com arrependimento. Arrependimento, literalmente, significa uma mudança de opinião. Significa você dar as costas, ir embora e decidir não cometer o mesmo pecado novamente. Significa alinhar seu pensamento correctamente com Deus.

Deus não o teria descoberto? Pois ele conhece os segredos do coração”! Salmos 44:21

·         Estar arrependido não necessariamente significa que você nunca mais voltará a cometer o mesmo pecado, mas significa que não pretende cometê-lo novamente.
“Arrependam-se, pois, e voltem-se para Deus, para que os seus pecados sejam cancelados, para que venham tempos de descanso da parte do Senhor" (Atos 3:19, 20).

    “Como é feliz aquele que tem suas transgressões perdoadas”!  (Salmo 32:1)

·         CONFESSAR é falar toda a verdade sobre o seu pecado.
·         RENUNCIAR ao pecado é tomar uma posição firme contra ele e remover seu direito de permanecer.

A ORAÇÃO DE CONFISSÃO CURA SEU CORAÇÃO

Quando você está construindo um alicerce, você tem de tirar a lama e lixo.

·         Peça a Deus para trazer à luz pecados dos quais você não está ciente para que possa confessá-los, arrepender-se deles e ser perdoado.

     “Vê se em minha conduta algo te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno” (Salmo 139:24)
“Cria em mim um coração puro, ó Deus, e renova dentro de mim um espírito estável” (Salmo 51:10)
“Absolve-me dos [erros] que desconheço”! (Salmo 19:12)

·         Confessá-la impede que tenhamos de pagar um preço emocional, espiritual e físico por ela. Também irá beneficiar nossa vida social, uma vez que as imperfeições de nossa personalidade que não podemos ver são muitas vezes óbvias para os outros.

·         O pecado leva à morte; o arrependimento leva à vida.

“Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia”. (Provérbios 28:13)

                                                                  Conclusão
               Sempre tenha em mente que os caminhos de Deus são para seu benefício. A confissão não serve para que Deus encontre alguma coisa. Deus já sabe. A confissão serve para que você se refaça. Deus não está seguindo seus passos, esperando que você faça algo errado para castigá-lo. Ele não tem de fazê-lo porque o castigo está inerente no pecado. Uma vez que Deus sabe disso, ele lhe deu a chave da confissão. As pessoas que confessam encontram misericórdia e o poder ilimitado de Deus.

Um comentário:

  1. Realmente confessar os nossos pecados e abandonalos, traz alívio a alma e paz interior, a gente se sente leve como uma pluma. Parabéns pastor Francisco pelos belos ensinamentos

    ResponderExcluir