I. EXPECTATIVA
Voz do que clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor; Endireitai as suas veredas. Todo o vale se encherá, E se abaixará todo o monte e outeiro; E o que é tortuoso se endireitará, E os caminhos escabrosos se aplanarão; E toda a carne verá a salvação de Deus. (Lc. 3:4-6)
ü Preparando
o caminho para Jesus, João Batista descreve quatro surpresas do reino que
viria: vales aterrados, montanhas aplainadas, curvas retas e caminhos
acidentados aplanados.
ü
Ele espera um sacudir radical no novo reino.
ü
Caminhos antigos serão abalados a ponto de se
tornarem irreconhecíveis.
ü
João alerta que essa nova ordem, o reino de
ponta-cabeça, transformará padrões sociais e em meio ao fermento, toda
humanidade verá a salvação de Deus.
ü No
cântico de Maria, de exaltação, ela canta sobre sua esperança para o novo
reino. Junto com João Batista, ela espera que o Messias inaugure um reino, cheio de surpresas. Maria canta palavras de esperança e
julgamento.
“pois o Poderoso fez grandes coisas em meu
favor; santo é o seu nome. A sua misericórdia estende-se aos que o temem, de
geração em geração. Ele realizou poderosos feitos com seu braço; dispersou os
que são soberbos no mais íntimo do coração. Derrubou governantes dos seus
tronos, mas exaltou os humildes.
Encheu de coisas boas os famintos,
mas despediu de mãos vazias os ricos”. (Lc. 1:4953־ — ênfase adicionada).
ü
Aqueles no topo da pirâmide social, o orgulhoso, o rico e o poderoso, caem.
ü
o pobre
e o faminto, na base da pirâmide,
sobem direto para o topo de forma surpreendente.
1. II. REALIDADE
J A. JESUS APRESENTA UM REINO INVERTIDO .
“ Mas
não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa
como quem serve”. Lucas 22:26.
ü
Ele certamente desafia os antigos padrões da
sociedade palestina e faz o mesmo com nosso mundo hoje.
ü
Podemos perceber a ideia de inversão pensando em
duas escadas lado a lado — uma representando o reino de Deus, e outra o reino desse
mundo.
ü
Os valores do reino desafiam os padrões sociais
dominantes e, às vezes, vão contra o padrão cultural.
0 reino está cheio de surpresas. Vez após vez em parábolas,
sermões e atos Jesus nos espanta. As coisas nos Evangelhos geralmente estão de
ponta-cabeça. Os bonzinhos acabam sendo vilões. Aqueles que esperamos que sejam recompensados são corrigidos. Aqueles
que pensam que estão a caminho do céu acabam no inferno. As coisas estão
invertidas.
- ü Os menores são os maiores.
- ü Os imorais recebem perdão e benção.
- ü Adultos se tornam crianças.
- ü Os religiosos perdem o banquete celestial.
- ü Os piedosos são amaldiçoados — quebrando nossos pressupostos.
2. B. JESUS APRESENTA UM REINO RELACIONAL
ü O reino de Deus é uma coletividade —
uma rede de pessoas que têm rendido seus corações e relacionamentos ao reino de
Deus.
ü O reino se torna real quando Deus
governa nos corações e relações sociais.
ü Agora é PAI NOSSO, PÃO NOSSO, ASSIM
COMO PERDOEI.
“Confirmando os ânimos dos
discípulos, exortando-os a permanecer na fé, pois que por muitas tribulações
nos importa entrar no reino de Deus”. Atos 14:22
·
Riquezas como um empecilho:
²³
Então Jesus, olhando em redor, disse aos seus discípulos: Quão dificilmente
entrarão no reino de Deus os que têm riquezas! Marcos 10:23.
ü O arrependimento espiritual e a
retribuição social formam uma história, uma história que Jesus chama de “ser
visitado pela salvação”. (exemplo de Zaqueu).
·
Os sentimentos e as emoções com
empecilho.
ü Jesus identificou como as atitudes
privadas afetam outras pessoas.
v Odiar alguém em seu coração, Ele
disse, é equivalente ao assassinato: ( Mt
5. 21-22 / 1 João 3.15).
v O desejo sexual equivale ao
adultério. (Mt 5.27-28).
ü Deus nos criou como seres sociais e o
Espírito de Deus nos estimula a cuidar dos outros.
ü Jesus
sabia que nossa vida interior produz frutos sociais — de uma forma ou de
outra.
CONCLUSÃO
Deus nos chama a virar as costas para os reinos deste mundo e
abraçarmos um mundo de ponta-cabeça. Implícito em todo o ensinamento de Jesus está um chamado à resposta. Ele nos
convida não para estudar, mas para
participar; não para dissecar, mas
para entrar. O que faremos com ele? Como vamos responder?
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